Notícias

 

Alternar para página de impressão


Fibras dietéticas e mudanças no peso e na circunferência abdominal

Publicado: 8/2/2010
Postado por: Cláudio Lima

Pesquisadores de diversos centros europeus investigaram a associação entre as fibras totais contidas na dieta, cereais, e fibras em frutas e vegetais com as mudanças no peso e na circunferência abdominal.

Foi realizado um estudo prospectivo, publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition, com 89.432 participantes europeus, entre 20 e 78 anos, que não apresentavam câncer, doença cardiovascular ou diabetes e que foram acompanhados por 6,5 anos em média. As informações sobre a dieta foram coletadas através de questionários alimentares validados. A quantidade de fibras totais esteve inversamente relacionada com as mudanças no peso e na circunferência abdominal.

Para uma ingestão de 10g/d de fibras totais a mais, a estimativa foi de uma redução de 39g/ano de mudança no peso e de -0,08cm/ano na circunferência abdominal. Para um ingestão 10g/dia maior de fibras de cereais esteve associada uma redução de 77g/ano no peso e -0,10cm/ano na circunferência abdominal. A ingestão de fibras de frutas e vegetais não esteve associada com alterações no peso, mas houve uma associação semelhante na mudança da circunferência abdominal na comparação com a ingestão de fibras totais e de cereais.

A conclusão é que existe um benefício na maior ingestão de fibras dietéticas, especialmente fibras de cereais, na prevenção do aumento do peso e da circunferência abdominal.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition. Volume 91, Number 2, Feb 2010. Pages 329-336



Voltar ao topo