Notícias

 

Alternar para página de impressão


Estudo sugere associação entre a ingestão de alimentos processados e depressão

Publicado: 21/5/2010
Postado por: Cláudio Lima

Um recente estudo sugere que o consumo de alimentos processados (industrializados) podem provocar ou contribuir para o surgimento da depressão.

Epidemiologistas ingleses e franceses analisaram os hábitos alimentares e a presença de sintomas depressivos em 3.486 homens e mulheres, com uma idade média de 55 anos. Cada participante respondeu a um questionário alimentar detalhado.

O questionário alimentar permitiu enquadrar os participantes do estudo  dentro de dois padrões alimentares distintos: um "padrão alimentar saudável" (definido por um elevado consumo diário de frutas, verduras, legumes e peixes) e um  "padrão alimentar industrializado" (caracterizado pelo elevado consumo alimentos processadoss industrialmente, como doces, chocolates, alimentos fritos, tortas, cereais refinados, produtos lácteos ricos em gordura e alimentos condimentados).

Cinco anos mais tarde, todos os participantes do estudo responderam a um breve questionário visando avaliar a presença de sintomas depressivos.Mesmo após o ajuste estatístico para inúmerais variáveis,  os cientistas observaram que o consumo elevado de alimentos processados foi associado a um maior risco de depressão.Os indivíduos que consumiram uma quantidade maior de alimentos integrais foram menos propensos a apresentarem sintomas depressivos.

"Nossa descoberta mostra uma forte associação entre o tipo de dieta e a presença de sintomas depressivos, mesmo após o controle de uma ampla gama de fatores sócio-demográficos e comportamentais, como tabagismo, nível de atividade física e índice de massa corporal", observou  o Dr. Akbaraly, autor principal do estudo e epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica de Montpellier (França).

Mais informações: British Journal of Psychiatry



Voltar ao topo