Notícias

 

Alternar para página de impressão


Estudo sugere que chocolate pode piorar quadros de depressão

Publicado: 24/5/2010
Postado por: Cláudio Lima

Efeito rebote logo após consumo da guloseima seria a explicação para o problema

Se você é daquelas pessoas que não vive sem um chocolate, cuidado! Um estudo publicado na revista científica Archives of Internal Medicine contesta outra descoberta da ciência: a de que o doce ajudaria a melhorar o humor de quem está triste ou deprimido.

O estudo comparou 900 pessoas, homens e mulheres, em relação ao consumo semanal de chocolate e estado de espírito e concluiu que as pessoas deprimidas consumiam 55% mais chocolate que as outras.

Os cientistas relacionaram os dados obtidos com um efeito negativo no consumo do doce.

A pessoa deprimida come chocolate porque ele eleva o nível de serotonina no cérebro, da mesma maneira que alguns antidepressivos e aumenta também a quantidade de açúcar no organismo, o que momentaneamente faz a pessoa se sentir melhor e mais motivada.

O problema é que haveria posteriormente um efeito colateral, fazendo com que as pessoas se sentissem ainda piores do que estavam antes de comer chocolate. O resultado é um consumo ainda maior do doce e o reinício do ciclo depressivo.

De acordo com os cientistas que conduziram a pesquisa o melhor a fazer nesses casos, em que a pessoa tenta alterar o estado de espírito ingerindo grandes quantidades de chocolate, é procurar ajuda de um terapeuta. Esse profissional saberá dizer se existe um quadro clínico mais grave e se deve ser tratado com medicação mesmo e não chocolates.

Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria



Voltar ao topo