Notícias

 

Alternar para página de impressão


Arroz e feijão diminuem as chances de desenvolver câncer

Publicado: 26/7/2010
Postado por: Cláudio Lima

Já diziam nossas sábias avós: “Arroz com feijão faz bem à saúde e ajuda a crescer”. O que elas não sabiam é que além de ser nutritiva, esta poderosa mistura ajuda a prevenir o câncer. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, o consumo freqüente da boa e velha dupla reduz as chances de desenvolver câncer oral, ou seja, dificulta o desenvolvimento de tumores na cavidade bucal, na faringe, na laringe e no intestino.

No Brasil, a Agência Nacional de Pesquisa em Câncer também estudou o tema. Participaram da pesquisa 835 pessoas, das quais 366 sofriam de câncer de cavidade oral ou de faringe. O grupo de 469 participantes era composto por pessoas que não tinham histórico de câncer nestas regiões do corpo. Após os hábitos e o estilo de vida dos participantes serem analisados, concluiu-se que aqueles indivíduos que aumentaram o consumo de arroz e feijão corriam menos risco de desenvolver câncer oral. Contudo, o mecanismo que explica a proteção contra a doença ainda não foi totalmente esclarecido.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer a doença ocupou, em 2006, a sétima posição entre os cânceres mais comuns no país. Dos estados brasileiros, São Paulo apresenta o mais elevado índice desta enfermidade, seguido do Rio Grande do Sul. A incidência elevada seria causada pela diminuição do consumo destes dois alimentos. “Antigamente, as pessoas faziam as refeições em casa. No almoço e no jantar era comum comer arroz, feijão, bife e salada. Nos últimos 30 anos, o brasileiro deixou de ingerir a tradicional mistura e passou a consumir mais fast food, o que resultou em quilos a mais na balança e menos saúde”, diz a médica nutróloga Valéria Goulart.

A médica atribui este fato à dificuldade de preparo do alimento e à falta de tempo: “infelizmente as pessoas associaram o consumo de arroz e feijão ao ganho de peso, o que não acontece quando a dupla é ingerida com moderação”. Ela lembra que os grãos e as leguminosas são ricos em fibras, antioxidantes, regulam a digestão e ainda previnem o câncer.

Fonte: iTodas



Voltar ao topo