Amamentação melhora desenvolvimento cerebral de crianças, confirma estudo

Usando ressonância, pesquisadores encontraram mais uma evidência de que a amamentação melhora o desenvolvimento cerebral em crianças.

O estudo, publicado online no periódico NeuroImage, constatou que, em comparação com bebês que receberam fórmulas, crianças amamentadas tinham um maior desenvolvimento nas regiões da substância branca do cérebro, incluindo as áreas associadas a planejamento, funcionamento social e emocional, habilidade motora e linguagem. As diferenças estavam ligadas a um melhor desempenho em testes de desenvolvimento motor e acuidade visual.

Os cientistas estudaram 133 crianças saudáveis com idades entre 10 meses a 4 anos em três grupos: exclusivamente amamentadas, exclusivamente alimentadas com fórmula, e aquelas alimentadas com uma combinação de fórmula e leite materno. Todas tiveram nascimentos saudáveis e sem complicações e não apresentavam problemas neurológicos ou histórico familiar de transtornos psiquiátricos.

Os grupos foram pareados de acordo com o nível de escolaridade materna e situação socioeconômica, peso ao nascer e duração da gestação e idade materna. Quanto mais leite e menos fórmula os bebês consumiam, melhores os resultados.

“Eu não estou dizendo que se você não foi amamentado, você está condenado”, disse o autor do estudo, Sean CL Deoni, professor assistente de engenharia na Universidade de Brown. “Nós não poderíamos controlar coisas como a interação de uma criança com seus pais, o tipo de ambiente de aprendizagem em que ela vive, e assim por diante. Há uma série de fatores que contribuem para a formação de um adulto bem-sucedido.”

Fonte: BOL Notícias

Amamentação melhora desenvolvimento cerebral de crianças, confirma estudo
Rolar para o topo