Barras de apoio ajudam pessoas com problemas motores

Pessoas idosas ou com problemas motores que apresentam dificuldades para realizar movimentos simples, como sentar ou levantar da cama, do sofá ou de cadeiras, podem se beneficiar de barras de apoio instaladas pela casa.

Pensando nessas dificuldades, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um equipamento que auxilia essas pessoas. A barra de apoio modular removível foi elaborada para ser aplicada ao lado de camas e vasos sanitários, podendo ser removida de maneira simples.

O objeto auxilia na sustentação de quem levanta, fornecendo apoio para as mãos durante o processo. A barra é construída em módulos desmontáveis, tornado-a adaptável ao tamanho do ambiente na qual será instalada. Ela conta com sete partes e é fixada no chão por um adesivo termo-reversível, sendo que, para serem removidas, é preciso aquecer o local.

O equipamento desenvolvido na USP será mais barato do que os modelos convencionais vendidos no mercado (que precisam ser chumbados na parede), sendo pensado para a população de baixa renda.

Fonte: Agência USP

Barras de apoio ajudam pessoas com problemas motores
Rolar para o topo