Beber refrigerante pode causar paralisia

Depois de notarem um aumento no número de pacientes com problemas musculares, médicos emitiram um aviso sobre consumo excessivo de bebidas de cola, de acordo com uma edição da revista científica International Journal of Clinical Practice (IJCP).

O médico Dr. Moses Elisaf do Departamento de Medicina Interna da Universidade de Ioannina, Grécia, afirma que estamos consumindo muito mais refrigerantes do que antigamente. Isso acarreta uma série de problemas como desmineralização dos dentes, síndrome do desenvolvimento metabólico, diabetes e problemas dentários.

Há evidências de que o consumo excessivo de cola pode levar a hipocaliémia, uma doença onde o nível de potássio cai, causando um efeito adverso nas funções vitais dos músculos. Os sintomas podem variar de fraqueza a paralisia profunda. Os casos de estudos eram pessoas que consumiam de dois a nove litros de cola por dia. Os ingredientes presentes no refrigerante que causam a doença são: glicose, frutose e cafeína.

O tratamento é simples, todos os pacientesque participaram do estudo do Dr. Elisaf tiveram recuperação total depois desuspenderem o consumo de cola e tomaram suplementos de potássio intravenoso.Mas apesar disso, a doença os deixa mais suscetível a potenciais complicaçõesfatais, como batimento cardíaco irregular.

Em 2007 o consumo anual de refrigerantes ao redor do mundo alcançou o nível de 552 bilhões de litros, o equivalente a mais de 80 litros por pessoa por ano. E isso ainda tem projeção para aumentar para 95 litros por pessoa por ano até 2012. Porém, se olharmos para os Estados Unidos, o consumo já atingiu a 212 litros por pessoa.

Médicos acreditam que bebidas de cola devemestar na lista de drogas e substâncias que podem causar doenças. Bem como aindústria de refrigerantes deve promover o uso moderado de seus produtos eincentivar a prática de atividades físicas.

Fonte: Science Daily

Beber refrigerante pode causar paralisia
Rolar para o topo