Camomila contra a ansiedade

A camomila, um composto herbal bastante conhecido e consumido há séculos na forma de chá para “acalmar os nervos”, pode diminuir os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG), diz novo estudo feito na da Universidade da Pensilvânia, EUA, pelo grupo de Jay Amsterdam, e publicado no Journal of Clinical Psychopharmacology.

O estudo observou pacientes com TAG moderada e aqueles tratados com um extrato de camomila tiveram uma diminuição significativa dos sintomas do transtorno. De acordo com pesquisadores envolvidos com o estudo os resultados “sugerem que a camomila pode ser potencialmente uma substância que diminui os sintomas de pânico nos indivíduos com TAG e pode ser uma opção real para aqueles com alguma aversão aos tratamentos baseados em fármacos.”

Os resultados são bastante interessantes especialmente para as pessoas que sofrem de TAG mas não admitem que a ansiedade seja uma condição médica. Essas pessoas tendem a evitar tratamentos dados pelos médicos, procurando alternativas diversas para fugir de remédios.

Arlin Cuncic, pesquisadora da Universidade de Western Ontario, lembra que mais pesquisas são necessárias pra compreender os riscos associados à reação da camomila com outros tipos de medicamentos. Antes de mais nada, ressalta a especialista, pessoas alérgicas, que estejam em tratamento usando calmantes, medicamentos para afinar o sangue e gestantes devem evitar qualquer tipo automedicação com o composto. No caso de mulheres grávidas, há indicações de que a camomila pode servir de estimulante uterino, chegando a causar abortos.

Mais informações: Journal of Clinical Psychopharmacology