Carnes processadas declaradas muito perigosas para o consumo humano

Carne processadaVocê já se perguntou por que há tanto diagnóstico de câncer ultimamente?

Estresse + alimentação + substâncias nocivas como cigarro, álcool e drogas podem ser a explicação.

Carnes processadas são perigosas demais para o consumo humano!

O Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer completou uma revisão detalhada de 7000 estudos clínicos que abordam dieta e câncer. Sobre as conclusões ficou evidente que carnes processadas são perigosas para o consumo humano e os consumidores devem parar de comprar e comer carnes processadas.

O que são carnes processadas?

Carnes processadas incluem bacon, salsicha, cachorros quentes, carne para sanduíche (como hambúrguer, rosbife) presunto, peperoni, salame e praticamente todas as carnes preparadas para refeições congeladas. Carnes processadas são geralmente fabricadas com um ingrediente cancerígeno (associado ao desenvolvimento e causa de cânceres) conhecido como nitrato de sódio. O nitrato de sódio é primariamente usado como um fixador da cor por frigoríficos para fazer as carnes empacotadas parecerem vermelhas e frescas. O glutamato de sódio também é acrescentado como uma base comum para realçar o cheiro e o sabor.

O nitrato de sódio tem sido fortemente relacionado como causador na formação de cânceres através de nitrosaminas no corpo humano, levando a um aumento bem definido do risco de câncer para aqueles que o consomem. Um estudo da Universidade do Havaí de 2005 descobriu que o consumo de carnes processadas aumenta o risco de câncer de pâncreas em 67%, enquanto outro estudo mostrou que há aumento de câncer colorretal em 50%. Estes são números assustadores para aqueles que consomem carnes processadas como base da dieta.

O glutamato monossódico é um segundo composto químico perigoso encontrado frequentemente em carnes processadas. É uma exotoxina perigosa ligada a distúrbios neurológicos tais como enxaquecas, doença de Alzheimer, perda do controle do apetite, obesidade e muitas outras sérias condições de saúde. Indústrias usam o glutamato monossódico para acrescentar um sabor especial a carnes no processo final de testes de produtos a base de carne.

Itens alimentares para se ter cuidado:

  • carne seca
  • bacon
  • peperoni
  • salsicha
  • linguiça
  • tofu
  • presunto
  • pizzas congeladas feitas com carne
  • sopas prontas feitas com carne
  • refeições congeladas feitas com carne
  • ravióli, lasanha e massas com carne processada

Se o consumo é tão perigoso porque se permite que sejam vendidos?

Infelizmente em nossos dias os interesses das indústrias alimentícias dominam as ações dos órgãos reguladores. O USDA, por exemplo, tentou banir o nitrato de sódio na década de 1970, mas foi sufocado pela insistência da indústria alimentícia em provar que o produto era “seguro”. Hoje as corporações de alimento e agricultura detêm uma tremenda influência sobre a indústria alimentícia e. como resultado, os consumidores têm pouca proteção sobre produtos químicos potencialmente perigosos intencionalmente acrescentado aos alimentos, medicamentos e produtos de cuidados pessoais.

Para evitar os perigos das carnes processadas:

  • Sempre leia o rótulo dos alimentos
  • Não compre nada feito com glutamato monossódico
  • Evite comer carnes vermelhas servidas em restaurantes, escolas, hotéis e outras instituições sem perguntar pelos detalher de sua procedência
  • Consuma mais carnes frescas
  • Evite carnes processadas sempre que possível

Propague e conte a outros sobre os perigos do nitrato de sódio e do glutamato monossódico.

A vitamina C, naturalmente encontrada em frutas frescas e vegetais tem sido apontadas na prevenção de câncer causado por nitrosaminas, protegendo você dos efeitos devastadores dos efeitos de carne processada. A melhor defesa, é claro, é evitar as carnes processadas juntamente com o aumento do consumo de vitamina C.

Fontes:

http://www.wcrf.org/PDFs/Colorectal-cancer-CUP-report-2010.pdf

http://voices.yahoo.com/sodium-nitrite-processed-meats-causes-cancer-2522974.html?cat=5

http://preventcancer.aicr.org/site/News2?page=NewsArticle&id=15642&news_iv_ctrl=0&abbr=pr_

http://organicconsumers.org/foodsafety/processedmeat050305.cfm

http://today.com/id/16361276/ns/today-food/t/things-you-need-know-about-deli-meats

Artigo original: http://institutefornaturalhealing.com/2012/04/processed-meats-declared-too-dangerous-for-human-consumption