Comer chocolate, iogurte e queijo pode piorar lesões na pele

Um estudo japonês publicado no The Journal of Dermatology sugere que a alimentação cumpre um importante papel no agravamento irregular das lesões inflamatórias na pele de crianças com dermatite atópica. Os resultados da pesquisa indicaram que, excluindo queijo, chocolate e iogurte da dieta dos pacientes por três meses, havia significativa melhora na doença.

A dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele que afeta especialmente crianças e adolescentes. E, embora seja reconhecido que muitos fatores ambientais podem agravar as lesões, os autores do estudo destacam que ainda não estaria provado se a alimentação influencia no estado da doença.

Para avaliar o papel da dieta no agravamento das lesões, 69 pacientes com a doença, com idades entre três e 15 anos, foram hospitalizados e submetidos a testes com “alimentos suspeitos”. Além disso, os pesquisadores tiraram fotos das lesões antes, durante e depois dos testes para registrar o estado da inflamação.

Após descobrir de um a três alimentos positivos para as lesões de 75% dos participantes, e excluí-los de sua dieta, os pesquisadores observaram que a eliminação de alimentos alergênicos – principalmente o leite, chocolate, o iogurte e o queijo – da alimentação por três meses “trouxe uma notável melhora na doença”.

Fonte: The Journal of Dermatology

Comer chocolate, iogurte e queijo pode piorar lesões na pele
Rolar para o topo