Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Curry pode reduzir doses de quimioterapia

A curcumina, um dos compostos do tempero indiano curry, pode auxiliar pacientes passando por quimioterapia para câncer de cabeça e pescoço.

Um estudo desenvolvido na University of Michigan Medical School (EUA) mostrou que quando um composto à base de curcumina (FLLL32) foi acrescentado à linhas de células de laboratório de cânceres de cabeça e pescoço, foi possível reduzir a dose de cisplatina – um agente usado na quimioterapia- por quatro.

O tempo estimado de sobrevida para pacientes diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço é de 5 anos, sendo que há três décadas não são vistas melhoras nessa previsão. Um dos principais motivos para a reincidência e metástase do câncer nesses casos é que o tumor pode se tornar resistente à cisplatina.

O autor do estudo, Thomas Carey, é também co-diretor do programa de oncologia de cabeça e pescoço do Comprehensive Cancer Center. Ele explica que “tipicamente, quando as células se tornam resistentes à cisplatina, nós temos que dar doses progressivamente mais altas. Mas esse agente é tão tóxico que pacientes que sobrevivem ao tratamento frequentemente vivenciam efeitos colaterais de longo prazo do tratamento ”.

Carey acredita que seu estudo pode possibilitar o uso de doses mais baixas e menos tóxicas de cisplatina, atingindo resultados iguais ou melhores de eliminação de tumores, sem oferecer tantos riscos ao paciente.

O estudo foi publicado em Archives of Otolaryngology – Head and Neck Surgery.

Mais informações: Archives of Otolaryngology – Head and Neck Surgery

Curry pode reduzir doses de quimioterapia
Rolar para o topo