Dieta saudável reduz sintomas de depressão, revela estudo

Dieta saudável reduz sintomas de depressão, revela estudoUma dieta saudável não só ajuda a emagrecer, mas também faz com que muitas pessoas retomem a autoestima e façam as pazes com o espelho. A descoberta de um novo estudo, conduzido na Universidade de Eastern Finlan, na Finlândia, é que esse tipo de alimentação também reduz os sintomas de depressão nos indivíduos diagnosticados com a doença.

Os pesquisadores acompanharam mais de 2.000 mil homens finlandeses de meia-idade durante 13 anos. A dieta foi mensurada com base nos registros alimentares, bem como nos questionários de frequência alimentar. A pesquisa também detectou que a perda de peso também estava associada a uma redução dos sintomas da doença.

O aumento da ingestão de ácido fólico também foi associado com um menor risco de depressão. Legumes, frutas, grãos integrais, carne e fígado são as principais fontes alimentares desse nutriente.

Já a adesão a uma dieta pouco saudável, caracterizada por um elevado consumo de salsichas, carnes processadas, sobremesas com açúcar, bebidas açucaradas, alimentos industrializados, pães e batatas assadas foi associada com um aumento da prevalência de sintomas depressivos elevados.

O artigo foi publicado nas revistas Psychotherapy and Psychosomatics, European Journal of Nutrition, Public Health Nutrition e Diabetic Medicine.

Fonte: BOL Notícias

Dieta saudável reduz sintomas de depressão, revela estudo
Rolar para o topo