Estudo mostra o mapa mundial da preguiça

Quase dois bilhões de pessoas encontram-se em condições físicas precárias.

Um estudo publicado na conceituada revista Lancet em julho passado mostra o “mapa da preguiça”, ou seja, a porcentagem de sedentários em cada país. Mais de cem países foram investigados e você poderá ver abaixo, alguns dos achados mais interessantes:

– Cerca de 30% dos adultos não se exercita suficientemente. Na verdade, a cota mínima definida pelos especialistas (30 minutos de exercício moderado, cinco vezes por semana) não é algo fácil de atingir. E essa cota mínima vai além daquela recomendação mais tradicional, em que apenas três sessões semanais de 30 minutos já seriam suficientes para cuidar bem da saúde.

– Ao contrário do senso comum, os americanos não são descuidados. 60% deles praticam uma boa dose de atividades físicas;

– Cerca de 50% dos brasileiros movimenta-se suficientemente e isso nos coloca no bloco intermediário dos países mais sedentários;

– Curiosamente, os moradores de Bangladesh são os mais ativos do planeta. Somente 5% deles não preenchem a cota mínima de exercícios.

Em resumo, a Olimpíada acabou e é bom você largar esse sofá para voltar a cumprir sua cota semanal de prática esportiva.

Fonte: Pedro C Hallal; Lars Bo Andersen; Fiona C Bull; Regina Guthold; William Haskell;Ulf Ekelund. Global physical activity levels: surveillance progress, pitfalls, and prospects. The Lancet, Volume 380, Issue 9838, Pages 247 – 257, 21 July 2012.

Estudo mostra o mapa mundial da preguiça
Rolar para o topo