Exercícios físicos: fonte da juventude para o cérebro?

(Reforma de Saúde, Redação) – Saiu na edição de Novembro de 2008 do Journal of Applied Physiology: a prática de atividades físicas pode ser a fonte da juventude para o cérebro. Mas quanto mais cedo for iniciado esse hábito, maiores os efeitos.

Essa afirmação é decorrente de um estudo realizado pela Escola Médica da Universidade Nacional Cheng Kung, de Taiwan. Eles fizeram testes em camundongos, sendo que alguns se exercitaram em suas rodinhas todos os dias, exigindo-se 70% de sua capacidade aeróbica, durante cinco semanas. O restante foi deixado sem atividades físicas.

Ao final, os pesquisadores constataram que os camundongos ativos apresentaram um crescimento de novas células cerebrais cerca de 2,5 vezes mais que o outro grupo, além de maior integração dos novos neurônios e redes cerebrais. Outro ponto que mereceu destaque foi o fato de camundongos que iniciaram os exercícíos no começo da meia-idade (8 meses) obtiveram resultados mais notórios em relação aos que começaram no final da meia-idade (12 meses).

Novas pesquisas em seres humanos poderão confirmar os mesmos efeitos, reconhecendo os exercícios como um meio eficaz para reduzir o declínio cognitivo do envelhecimento.

Mais informações: WebMD Health News

Exercícios físicos: fonte da juventude para o cérebro?
Rolar para o topo