Hormônios são decisivos para não voltar a engordar depois da dieta, diz estudo

Até quem não costuma fazer dieta sabe a dificuldade que é evitar ganhar os quilos que perdeu. Um estudo mostrou que mesmo depois de ter feito dieta há um ano, os hormônios estimulam a pessoa a voltar a comer mais. As informações são da Associated Press.

O estudo, publicado no New Englad Journal of Medicine, mostrou que quem faz dieta não luta apenas contra os maus hábitos alimentares, mas também contra um impulso biológico.

Os pesquisadores selecionaram 50 pacientes acima do peso ou obesos para participar de um programa de dieta com duração de 10 semanas. O objetivo era analisar as pessoas que perdiam pelo menos 10% do peso. No total, 34 pessoas perderam essa quantidade e permaneceram no estudo.

O programa era intenso e em média os participantes perderam quase 30 quilos durante 10 semanas. Para alcançar esse resultado, por oito semanas, eles ingeriram entre 500 a 550 calorias por dia e utilizaram um substituto de refeição chamado Optifast aliado ao consumo de verduras. Nas outras duas semanas seguintes, eles foram gradualmente reintroduzidos aos alimentos comuns.

Ainda que eles tenham recebido conselhos e orientações sobre como manter o peso que conseguiram por meio da dieta, eles ganharam, em média, 12 quilos novamente durante um ano.

Os cientistas analisaram o nível de hormônios que influenciam o apetite no sangue dos participantes e compararam com os níveis existentes antes deles darem início ao programa. Foram encontrados seis hormônios que estavam com níveis que aumentariam a fome nos indivíduos analisados.

Os pacientes também declararam estar com mais fome depois das refeições, em comparação ao que sentiam antes de terem feito a dieta.

De acordo com o estudo, pessoas que perdem bastante peso não têm apenas o apetite aumentado, mas também maiores dificuldades para queimar calorias. Portanto, os cientistas acreditam que melhor do que tentar fazer uma dieta é evitar ganhar quilos a mais do que você já tem.

Fonte: BOL Notícias

Hormônios são decisivos para não voltar a engordar depois da dieta, diz estudo
Rolar para o topo