Melancia hidrata, sacia e pode ajudar a evitar a impotência, mostram estudos

Verão e melancia são uma combinação perfeita, já que a fruta é composta por 90% de água, o que a torna um hidrante natural e delicioso. Ideal para ser consumida nos dias mais quentes, ela ainda tem a vantagem de ser pouco calórica. A fruta traz muitos benefícios à saúde – há até quem diga que ajuda a evitar a impotência. Mas quem sofre de diabetes deve tomar alguns cuidados ao consumi-la.

“Cada 100 gramas da fruta tem de 30 a 32 calorias”, conta Marcella Garcez, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia). A nutróloga lembra que muitos incluem a melancia em sua dieta de emagrecimento, porém, é preciso ficar atento ao índice glicêmico.

Índice glicêmico é um indicador que possibilita a verificação de quanto um determinado alimento é capaz de elevar o nível de glicose no sangue e o da melancia é tido como alto. “A melancia é um alimento pouco calórico (24kcal/100g), porém o seu índice glicêmico é alto (72). Este fato contraindica a ingestão desta fruta, isolada, por pacientes portadores de resistência insulínica e de diabetes do tipo 2”, diz a nutróloga.

Ela ensina um artifício para que essas pessoas não precisem eliminar a melancia da alimentação: “É sempre bom ingeri-la com outras frutas, seja na sobremesa ou em forma de suco, ou com outros alimentos como fibras, sementes e oleaginosas”.

Fábio Bicalho, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, concorda: “Diabéticos com glicemia controlada podem consumir melancia, mas, de preferência, junto com um grão integral para diminuir a carga glicêmica. Já aqueles com glicemia muito alterada devem consultar nutricionista ou médico”.

Saciedade

Uma das qualidades da melancia é seu poder de saciedade. Para Bicalho, ela pode, sim, favorecer quem quer emagrecer: “Isso em casos de dietas balanceadas e, em especial, se for adicionada uma colher de sopa de grão integral saciador como quinoa, amaranto ou linhaça, por exemplo, a uma porção de 200 gramas/ml”.

Bicalho acrescenta: “O suco das sementes da melancia é considerado vermífugo e diurético leve”.

Fonte: BOL Notícias

Melancia hidrata, sacia e pode ajudar a evitar a impotência, mostram estudos
Rolar para o topo