Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Mude os pensamentos e melhore as atitudes

A qualidade de nossos pensamentos depende muito do que fazemos com nosso corpo. Drogas, álcool, fumo, ou qualquer substância que pode produzir adicção (vício) afeta a mente negativamente. Muito açúcar e gordura afetam o humor produzindo depressão e hiperatividade. Exercício físico pode neutralizar o estresse e prevenir depressão. Outros fatores positivos para a mente são: trabalho equilibrado, habilidade para controlar as emoções, atividades relaxantes, sono adequado, família estruturada, boas amizades e fé.

Uma escritora inspirada afirma: “Está dentro do poder de cada um escolher os tópicos que ocuparão os pensamentos e moldarão o caráter” (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, v.2, p.655). Liberdade de pensamento saudável é escolher pensamentos que são positivos, produtivos, equilibrados, puros, bons, honestos.

Muitas vezes ocorre que uma pessoa pensa distorcido, o que irá produzir um comportamento final também distorcido. Então, a maneira como interpretamos o que ocorre, o tipo de pensamento que iremos adotar e alimentar a partir do evento traumático é mais importante do que o próprio evento quanto aos resultados sobre nosso comportamento emocional.

É muito importante avaliar o que o evento ou a agressão significa para você. Quando reavaliá-los você pode checar se eles são de fato agressivos ou se ferem. Se não são, você não deveria gastar muita energia ou ficar tão chateado com eles. Se forem, então é possível substituir possíveis pensamentos ruins por uma nova série de pensamentos ou novas formas de perceber o evento. Um pensar errôneo ou distorcido pode criar muitos problemas emocionais em nossa vida.

Vejamos alguns exemplos de pensamentos distorcidos e o que seria a correta forma de interpretar o evento.

Pensamento distorcido: “Eu sou mau.”

Pensamento correto: Cada um tem boas e más características. Tendo fé que Deus pode mudar seu interior e cooperando com Ele, as coisas melhoram no comportamento.

Pensamento distorcido: “Ninguém gosta de mim.”

Pensamento correto: Isso não é verdade. Cada pessoa sempre encontrará alguém que goste dela. É só uma questão de prestar atenção e valorizar a amizade.

Pensamento distorcido: “Eu comecei o dia com o pé errado.”

Pensamento correto: Somos responsáveis por nossos dias, assim, para a maioria das coisas que acontecem durante o dia, somos nós que temos controle sobre eles.

Pensamento distorcido: “Isso sempre acontece comigo.”

Pensamento correto: Todos nós estamos no mesmo barco. As coisas nesta vida acontecem com muitas pessoas, e sempre existe alguém que tenha experimentado algo igual ou pior do que experimentamos.

Portanto, é importante ouvir e analisar seus pensamentos, identificando as distorções específicas e substituí-las por pensamentos saudáveis. Isso precisa ser praticado cada dia. Praticar, praticar, praticar.

A autora citada explica: “Os pensamentos devem ser treinados. … Os pensamentos devem ser controlados.”; “Existe um árduo trabalho diante de cada um de nós. Pensamentos corretos, puros e santos propósitos não nos vêm naturalmente. Devemos lutar por eles” (Ibidem, p. 656).

É importante policiar o que vemos, contemplamos e lemos. Muitos crimes são cometidos por pessoas que copiam filmes violentos. Os dois estudantes da escola Columbine, que mataram seus colegas num trágico evento nos Estados Unidos, tinham um padrão de comportamento copiado dos filmes nazistas e videogames violentos.

Apropriadamente o apóstolo Paulo escreveu: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, medite (pense) nestas coisas” (Filipenses 4:8).

Mude os pensamentos e melhore as atitudes
Rolar para o topo