O verdadeiro terapeuta

Até hoje, entende-se por saúde como melhores condições de vida (trabalho e moradia) e hospitais para “tratar” as pessoas quando adoecem.

Pretendemos dar aqui um passo a frente e acima, no sentido de compreender saúde como equilíbrio entre os estados mental, físico, emocional e espiritual do ser humano com o meio ambiente, visando prevenir a “doença”, gerando harmonia e bem estar para todos.

Neste sentido, as terapias naturais, técnicas milenares utilizadas pelas medicina holística (integral) tradicional têm muito a contribuir neste tempo de busca de soluções simples e de baixo custo.

É importante compreendermos que a palavra terapeuta vem do grego therapeuin, que significa “servidor”, “cuidador”. Daí therapeutos (terapeuta) é aquele que é suscetível de ser cultivado, ou seja, aquele que cura a si mesmo.

A missão tradicional do verdadeiro terapeuta é propiciar ao ser humano “doente” sua capacidade criativa, devolvendo-lhe fluidez, transparência e flexibilidade, tal como teve nos primeiros dias de vida. Com isto torna o doente fértil e cultivável, trazendo a consciência da cura.

Tarefa básica para os terapeutas é cuidar conjuntamente com a natureza. Cuidar e estimular o que não é doente entre nós, do ser, da energia e o sopro que nos inspira. Pois terapeuta é aquele que ora pelos que sofrem. O terapeuta não cura, ele “cuida”, e  Deus, o manancial da vida, é quem trata e cura. Pois “é Ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades, quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia, quem te supre de todo o bem, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia” (Salmo 103:3-5).

O verdadeiro terapeuta só propicia as melhores condições possíveis, através de suas técnicas naturais, para a energia de cura atuar no “doente”, gerando plena saúde integral.

“O espírito do homem o sustentará na sua enfermidade; mas ao espírito abatido quem o levantará?” (Provérbios 18:14). Não basta cuidar do corpo de alguém, mas sim prestar atenção naquilo que dá vida. O terapeuta cuida exatamente no âmbito deste sopro que anima e lhe dá vida.

Curar o ser humano é permitir que respire conscientemente, observando todas as tensões, bloqueios e obstruções que impedem a livre circulação das energias vitais, ou seja, a plena vivência da alma. Curar e brilhar.

Curar é o caminho da responsabilidade sobre si mesmo, compreendendo seus limites e possibilidades como ser humano. A terapia então é cuidar do corpo, do ser e do mundo. Pois a “doença” e o “sofrimento” podem ser também um momento de tomada de consciência e sabedoria.

As terapias naturais, por utilizarem instrumentos fornecidos pelo Criador através da  natureza e por milênios de cultivada sabedoria humana, têm uma perspectiva transdiciplinar holística, ou seja, todas as técnicas e conhecimento são complementares entre si, pois o objetivo é a saúde integral, física, mental, emocional e espiritual do ser humano e do planeta.

Qualidade de vida como consequência de uma atitude mais harmoniosa e precisa do ser humano e da utilização de técnicas milenares e tradicionais das terapias naturais, que se caracterizam pela simplicidade, pelo baixo custo e pela auto responsabilidade do homem para com seu processo de cura e consciência de interação complementar com a natureza.

Qualidade de vida no sentido de utilizar a mais alta tecnologia a favor do homem e não visando somente o lucro. A cooperação entre as terapias naturais e as técnicas terapêuticas médicas Instituídas é um passo muito importante e possível neste tempo em que novas soluções devem ser encontradas pela humanidade consciente.

Para os terapeutas, os “doentes” não são “pacientes”, mas devem ser respeitados como seres humanos planejados para a habitação do Espírito de Deus.

A cura para os verdadeiros terapeutas naturalistas passa também pelo coração, portanto há amor. No entanto, os terapeutas naturalistas não se preocupam em ser modelos: aceitam o mundo tal como é, buscando cooperar, maximizando sua ação pela consciência e otimizando a qualidade de vida do ser humano na busca de felicidade, da verdade, da alegria e do viver.

“Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto Ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber” (Atos 20:35).

O verdadeiro terapeuta
Rolar para o topo