Por que as mulheres odeiam homens com barba?

Essa é uma descoberta que talvez não agrade Brad Pitt: as mulheres não acham barbas atrativas.

De acordo com um estudo, homens receberam avaliações melhores quando estavam de barba feita. Estar com a barba grande também os fazia parecer mais velhos e agressivos.

Mas há uma boa notícia para aqueles que gostam de manter os pelos faciais – ter uma barba implica em respeito, principalmente de outros homens.

Nos últimos anos, Johnny Depp, Keanu Reeves e até David Beckham e o Príncipe William apareceram com a barba por fazer.

A ciência nos dá várias teorias sobre o porquê da existência das barbas, desde a proteção da delicada pele facial do sol até utilidade em brigas.

Já foi sugerido até que a barba é sinal de um bom sistema imunológico. A teoria diz que parasitas portadores de doenças não conseguem passar pelos pelos, o que impede o homem de ficar doente e dá uma impressão de boa saúde.

Supostamente, as mulheres deveriam se sentir atraídas por homens fortes e saudáveis. Estudos anteriores, no entanto, já haviam demonstrado que a barba gera resultados confusos. Por isso, cientistas da Nova Zelândia e do Canadá decidiram conduzir um novo estudo.

Eles usaram 19 homens com barbas grandes – definidas por seis semanas sem barbear – que concordaram em serem fotografados com uma expressão normal e outra agressiva. As barbas foram então barbeadas e os homens foram fotografados novamente.

As fotos foram mostradas para mais de 200 mulheres, que fizeram suas avaliações de atratividade. No fim, elas classificaram os homens com a barba feita como mais atraentes.

Quando os cientistas perguntaram a opinião de outros homens, eles disseram que os barbados pareciam mais velhos e agressivos.

Ambos os sexos concordaram que a barba impõe mais respeito. Os resultados indicam que os pelos enviam um sinal de masculinidade para outros homens, mas têm pouco efeito sobre as mulheres.

O pesquisador Paul Vasey, da Universidade de Lethbridge, no Canadá, afirma que os resultados são mais interessantes por incluírem homens de culturas diferentes – pessoas da Nova Zelândia e de Samoa participaram da pesquisa.

Enquanto as mulheres da Nova Zelândia provavelmente foram influenciadas pela moda, filmes, revistas e propagandas, as de Samoa provavelmente não tiveram a mesma influência, pois lá o acesso à internet é escasso.

“É difícil saber o que as mulheres querem. É quase como se elas preferissem um homem que pudesse crescer uma barba, mas que não deixa isso acontecer”, afiram o psicólogo Nick Neave, da Universidade de Northumbria.

Fonte: Mail Online

Por que as mulheres odeiam homens com barba?
Rolar para o topo