Pressão sangüínea normal pode aumentar anos de vida

Pessoas com seus 50 anos que têm pressão sangüínea normal podem viver cinco anos a mais do que aquelas com hipertensão (pressão sangüínea alta), descobriu um estudo internacional.

O estudo acompanhou 3.128 pessoas que celebraram seus aniversários de 50 anos enquanto estavam inscritas no Framingham Heart Study, que analisa fatores de risco para doenças cardíacas.

Foi o primeiro estudo de um grupo extenso e continuamente monitorado mostrando o efeito da alta pressão sangüínea na expectativa de vida total e na expectativa de vida em pessoas com doenças cardiovasculares, ataque do coração e derrame.

A pesquisa mostrou que pessoas com pressão sangüínea normal vivem, em média, cinco anos a mais do que pessoas com pressão sangüínea alta. O estudo também descobriu que pessoas com a pressão do sangue normal desenvolvem doenças mais tarde do que pessoas hipertensas.

Dra. Anna Peeters, membro da equipe de pesquisa e do Monash University Department da Epidemiology and Preventive Medicine, disse que o estudo forneceu evidência clara que, prevenir o aumento da pressão sangüínea pode prolongar a vida e conduzir a uma melhor qualidade de vida anos mais tarde.

“O que é realmente surpreendente é a diferença inesperada do número de anos de expectativa de vida entre aqueles com hipertensão e aqueles sem”, disse ela.

“E além daqueles com baixa pressão sangüínea viverem mais, eles também tiveram vidas mais saudáveis”.

“Então, prevenindo a hipertensão você pode ter uma expectativa de vida muito mais alta e um risco de doença cardiovascular muito mais baixo”, disse Dra. Peeters.

O estudo foi baseado na Erasmus University Rotterdam, nos Países Baixos, e envolveu membros da Monash University, do Federal Knowledge Center for Health Care na Bélgica e do Federal Knowledge Center for Health Care, também localizado na Bélgica.

O Framingham Heart Study começou em Massachusetts em 1948 para tratar fatores de risco para doenças do coração.

Fonte: Hypertension

Pressão sangüínea normal pode aumentar anos de vida
Rolar para o topo