Será que preciso de leite para obter cálcio?

Ao contrário do que aprendemos na escola, o leite está longe de ser o “alimento mais perfeito da natureza”. E, ao contrário de toda publicidade, beber leite NÃO evita osteoporose. A maioria das pessoas foi levada a crer que o leite de vaca é necessário para o bom desenvolvimento dos ossos. Acabamos pensando que jamais devemos ser desmamados — que devemos continuar a beber leite de vaca pelo resto da vida. Os animais, porém, só tomam o leite de suas mães durante o começo da vida e depois passam a suprir suas necessidades com aquilo que comem. Se leite é uma fonte tão grande de cálcio, como se explica que a maior incidência de osteoporose ocorre justamente nos países onde existe o maior consumo de leite? Como é que em países como a China, onde quase não se consome laticínios, a incidência de osteoporose é bem menor?

De acordo com um estudo — feito em enfermeiras de Harvard, incluindo 77.761 mulheres entre 34 e 59 anos de idade, durante 12 anos — as mulheres que obtêm mais cálcio através do leite são mais sujeitas a fraturas do que as que bebem pouco ou nenhum leite. Um estudo com homens e mulheres idosos, realizado em 1994 em Sidney, Austrália, mostrou o mesmo — maior risco de fraturas estava associado a maior consumo de laticínios. Aqueles com o maior consumo de leite e derivados tinham quase o dobro de risco de sofrer fratura do quadril do que aqueles com o menor consumo desses produtos.

“Isso não quer dizer que o cálcio não seja importante. Entretanto — de acordo com as pesquisas — o leite e os lacticínios não protegem contra fraturas.” (Physician Committee for Responsible Medicine)

Boas fontes de cálcio assimilável pelo organismo incluem: sementes de gergelim, laranja, figos e outros vegetais orgânicos.

Fonte: Just Eat an Apple, nº 14, novembro/dezembro 2000 (Adaptado)

Será que preciso de leite para obter cálcio?
Rolar para o topo