Usar tablets e laptops antes de dormir pode retardar o sono, aponta pesquisa

Usar o tablet ou laptop antes de dormir pode atrapalhar o sono, segundo estudo do Centro Pesquisa em Iluminação do Instituto Rensselaer, em Nova York. Os pesquisadores descobriram que um iPad ligado com o brilho máximo da tela durante duas horas pode suprimir a liberação noturna da melatonina, hormônio que regula o ”relógio biológico” das pessoas.

Segundo a pesquisadora Mariana Figueiro, em condições normais a melatonina sinaliza ao corpo que já é noite, aumentando a sensação de sonolência. Mas ao usar notebooks e tablets, o brilho da tela acaba atrasando a liberação desse hormônio e, consequentemente, o sono.

Se a exposição à tela brilhante for crônica (durante muitos anos), prossegue Mariana, pode levar o usuário a uma série de complicações de saúde, devido à perturbação do ritmo circadiano, mecanismo pelo qual o corpo ajusta o relógio biológico.

O uso de tablets, diz o estudo, é ainda pior que o de computadores ou laptops, porque os ultraportáteis são posicionados mais perto dos olhos da pessoa.

Por outro lado, a luz emitida por esses eletrônicos pode ajudar pessoas que sofrem de distúrbios ligados à luz, quando usados logo ao acordar.

Fonte: BOL Notícias

Usar tablets e laptops antes de dormir pode retardar o sono, aponta pesquisa
Rolar para o topo