Visão sobre o passado influencia na felicidade

Pessoas que se lembram do seu passado de forma positiva têm mais chances de serem felizes no presente, afirmam pesquisadores norte-americanos. O estudo, realizado na San Francisco State University, entrevistou 750 pessoas sobre sua personalidade, satisfação com a vida e “perspectiva de tempo” – um conceito utilizado para descrever o que uma pessoa é passado, presente ou futuro orientado.

Para avaliar a perspectiva de tempo, os participantes foram questionados sobre como se lembravam do seu passado, se essas lembranças eram positivas e se acreditavam que seu futuro é determinado por suas ações ou pela sorte. Os resultados mostraram que pessoas que tem lembranças positivas tendem a ser mais felizes do que as que não se recordam com alegria do passado.

“Descobrimos que pessoas altamente extrovertidas são mais felizes com suas vidas, porque elas tendem a manter uma visão positiva e nostálgica do passado e estão menos propensas a ter pensamentos negativos e lamentar”, diz Ryan Howell, autor da pesquisa. “As pessoas que não têm lembranças positivas do seu passado, tendem a ver apenas o lado negativo das coisas e são menos felizes como resultado de suas vidas”, completa.

O estudo, publicado na revista Personality and Individual Differences, pode beneficiar pessoas com problemas como a depressão, pois, mesmo que não seja possível mudar a personalidade, pode-se tratar a forma como essas vêm seu passado e, consequentemente seu presente.

Fonte: United Press International

Visão sobre o passado influencia na felicidade
Rolar para o topo