Obra médico-missionária

“E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” (Gênesis 1:31)

Cremos que o Criador nos projetou para a felicidade, mas devido a um desvio do plano original, por parte de Suas criaturas, perdemos o contato direto com Deus, o manancial de toda vida. Com isso, dor, doença e morte afligiram a Criação.

As ciências naturais nos delineiam, ainda que de forma pálida, o sofrimento da natureza e seu silencioso clamor por restauração.

É intuito de Deus restaurar no homem Sua perfeita imagem e semelhança. Ele intensamente deseja que voltemos ao desígnio original. Seu amor foi tão profundo que, através de Jesus Cristo, Deus Se manifestou na história humana em carne e habitou entre nós. Partilhou de nossos sofrimentos e angústias. Deu-nos o perfeito exemplo do que podemos ser ao voltarmos para Ele. Morreu em nosso lugar, a fim de que o muro da separação fosse derribado e nossa dívida para sempre quitada.

“Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus.” (1 Pedro 3:18)

A obra médico-missionária é o braço direito desse plano amoroso de restaurar no homem a imagem de Deus, curando o corpo e a alma.

É verdade que apenas quando chegar a plenitude do tempo de restauração de todas as coisas é que esse atual e perverso sistema de coisas passará, pois “segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça” (2 Pedro 3:13). Mas é agora que o sofrimento pode ser aliviado, e a esperança e paz reavivadas.

A dor é o aviso da natureza de que algo está errado no corpo.

O sofrimento é uma lembrança de que algo está terrivelmente errado no mundo. Ele pode ser uma advertência de que algo está errado na própria alma.

“Ensinem os médicos ao povo que o poder restaurador não se encontra em drogas, porém na natureza. A doença é um esforço da natureza para libertar o organismo de condições resultantes da violação das leis da saúde. Em caso de doença, convém verificar a causa. As condições insalubres devem ser mudadas, os maus hábitos corrigidos. Então se auxilia a natureza em seu esforço para expelir as impurezas e restabelecer as condições normais no organismo.” (The Ministry of Healing, pág. 127)

“Por intermédio de agentes naturais, Deus está operando dia a dia, hora a hora, momento a momento, para nos conservar em vida, construir e restaurar-nos. Quando qualquer parte do corpo sofre um dano, principia imediatamente um processo de cura; os agentes da natureza põem-se em operação para restaurar a saúde. Mas o poder que opera por intermédio seu é o poder de Deus. Todo poder comunicador de vida tem nEle sua origem. Quando alguém se restabelece de uma enfermidade, é Deus que o restaura.” (The Ministry of Healing, págs. 112-113)

Assim, tal como o discípulo amado, queremos dizer a você:

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (III João 2)